Questões de Interesse
Conjunto de questões que ajudam a compreender a Medicina Tradicional Chinesa.
O que é a acupunctura?
É uma prática terapêutica muito antiga, património da cultura chinesa, que consiste no estimulo através de massagem de certos pontos específicos do corpo com a finalidade de regular a circulação energética e tratar perturbações de saúde específicas. Estes pontos foram detectados e registados pelos Chineses ao longo de um período de vários milhares de anos. Recentemente, pesquisas electromagnéticas confirmaram as suas localizações.
A Digitopunctura dói?
A Digitopuntura provoca sensações diversas mas a dor é inexistente. Nos bébés, crianças e pessoas sensiveis é recomendada este tipo de terapia, que serve de alternativa a Acupuntura por agulhas. Utilizamos também a estimulação dos pontos de acupunctura através de Moxibustao.
A quem se aplica a Digitopuntura?
A toda a gente. Bebés, jovens, grávidas, adultos e idosos beneficiam da Digitopuntura, quer para manter a saúde quer para a recuperar.
A Digitopuntura é melhor para manter a saúde ou para tratar das doenças?
A acupunctura é uma prática muito eficaz para prevenir doenças porque equilibra a energia do organismo e aumenta a nossa resistência às agressões; pode também tratar muitas patologias com êxito.
A Digitopuntura tem efeitos secundários?
Não. A Digitopunctura, desde que correctamente praticada, é isenta de quaisquer efeitos negativos.
Como funciona a Digitopunctura?
A Medicina Moderna Ocidental não consegue explicar como funciona os principios da Digitopuntura. A Digitopunctura Tradicional baseia-se nas antigas teorias Chinesas acerca do fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue), através de meridianos ou canais específicos que cobrem o corpo de forma semelhante aos nervos, veias e artérias. De acordo com a antiga teoria, a Digitopunctura permite que o Qi flua para áreas onde está Deficiente e para fora das áreas em que se encontra em Excesso. Desta forma, a Digitopunctura regula e restabelece o equilíbrio energético harmonioso do corpo. Em Chinês existe um ditado: “Não há dor onde há livre fluxo; se há dor não há livre fluxo”.
Se o praticante obteve um estímulo correcto, o paciente deverá sentir uma certa cãibra, peso, distensão, formigueiro ou sensação eléctrica, subindo ou descendo o meridiano afectado (canal de circulação de energia).
O que devo saber acerca dos tratamentos propostos?
O seu terapeuta explicará a natureza do seu problema, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, bem como o tratamento que recomenda. Deverá analisar consigo os benefícios e limitações do tratamento proposto, bem como as outras opções de tratamento existentes, quer praticadas por ele próprio quer por outro terapeuta ou por um médico.